ESTÁCIO DE SÁ
PAS
Projeto Ação Solidária
Por Amor a Paraíba
Curso: Empreendedorismo
Professora: Rianelli
Alunas: Cleide Bizinotto
Lourenna Bizinotto
Lusia Franco
Renata Oliveira
Ana Luiza da Silva
Apresentação
¨ Não se deve dar ouvidos àqueles que aconselham ao homem, por ser mortal, que se limite a pensar coisas humanas e mortais; ao contrário, porem, na medida do possível, precisamos nos comportar como imortais e tudo para viver segundo a parte mais nobre que há em nós ¨.
Aristóteles
Objetivo do PASParaíba é:* Divulgar a cultura e tradição paraibana no estado do Rio de Janeiro, através de prospectos, vídeos, palestras em escolas e praças;* Divulgar o turismo e as tradições dos municípios paraibanos, pondo em contato não só os paraibanos com o seu lugar de origem, mas também permitir que pessoas de outros lugares possam conhecer as riquezas e as belezas culturais do estado paraibano. * Realizar também pesquisas ambientais para conhecimento dos problemas e as possíveis soluções, a fim de se alcançar o desenvolvimento ecologicamente sustentável;* Estimular a parceria e a solidariedade entre os diferentes seguimentos sociais e produzir vídeos e livros com imagem dos municípios e entrevistar paraibanos.
HISTÔRIA DO PROJETO
Os nordestinos são homens honestos, trabalhadores e hospitaleiros.Eles ficam alegres ao ver a chuva molhar o chão e melancólico ao ver o solo infecundo e rachado por falta de chuva.É quando muitos desses seres humanos ficam sem saber o que fazer optando pela única saída: deixar a sua família, sua cultura e sua
tradição para trás, para aventurar – se nos grandes centros urbanos das grandes metrópoles, muitos sem estudos, sem experiência e sem qualificação.
A ilusão das metrópoles é muito grande e faz, em sua maioria, o migrante ficar desprovido de sua família, de suas raízes culturais, de sua culinária, enfim, vai distanciando-se de sua terra natal. Alguns conseguem construir um novo lar, outros vão residir com parentes enquanto outros nem emprego possuem devido à falta de documentação, tomando assim caminho tortuoso na vida, levando-os a residir nas ruas, praças e viadutos, contando dessa forma, com ajuda de outros que passam.Nos ano noventa, chegava à cidade do Rio de Janeiro, um nordestino de família humilde do interior paraibano, ele igual a tantos outros nordestinos, levou em sua bagagem o mesmo sonho. Sonho esse, de trabalhar e vencer na vida e um dia poder retornar as suas origens. E esse dia nunca chegou. O cidadão nordestino trabalha sem cessar e o que ganha no final do mês só dar para comer ou pagar o aluguel, muitas das vezes sem condição vai apelando para um dia melhor, não conseguindo nunca retornar para rever pelo menos seus familiares.As ilusões da cidade grandes fazem aqueles inexperientes sofrerem e não mais retornarem á suas origens. Foi pensando nesses cidadãos que Francisco Pereira da Silva, escreveu e registrou o projeto PASPARAÌBA (Projeto Ação Solidária Por Amor à Paraíba) para representar legalmente a colônia de paraibanos no estado do Rio de Janeiro. Depois de registrado o projeto, convocou nordestinos, para integrar esta boa causa, reciclando o lixo que é jogado fora, para que possa arrecadar fundos e pôr em prática os sonhos escritos no projeto, fazendo isso o Pasparaíba vem assim cooperar com a preservação do meio ambiente do estado do Rio de Janeiro e colaborar na divulgação cultural da Paraíba.
PASParaíba em ação Foi lançado o Projeto em praça publica no dia 30 de abril de 2005 com a presença de vários nordestinos.O PASParaíba foi criado e registrado pelo fagundense Francisco Silva. Direção do PASParaíbaFrancisco Silva – Fagundes Manoel Messias – Queimadas Osvando Machado – Massaranduba Manoel Galdino – ingá José Gonçalo – Ingá msn => pasparaiba@hotmail.com
CONCLUSÃO
Este projeto tem um cunho social e ético, buscando elevar o que há de melhor no ser humano que é a solidariedade. Ao buscarmos este projeto social , tentávamos obter conteúdo e nos deparamos com muito mais, com uma essência que perdura ainda que em poucos mas para muitos . E acreditamos ter saído deste com um crescimento moral social e cívico .
¨ É a inteligência que vê é a inteligência que escuta todo resto é surdo e cego. ¨
Epicarmo